Mensagem de Natal - Presidente da Freguesia de Vidigueira

Caros Fregueses,

O Natal é uma das datas mais marcantes no nosso calendário, tanto pelo seu simbolismo como pelo tempo de reflexão que a todos nos desperta.

Mais um ano está a chegar ao fim e este, sendo atípico, leva-nos ainda mais a reflectir, a olhar para trás e a evidenciar todo o caminho percorrido. Conscientes que cumprimos os nossos objectivos e, com a chegada do novo ano, desenhamos as linhas que serão orientadoras do futuro da nossa freguesia.

Por isso, não quero deixar de, nesta quadra natalícia, e na qualidade de Presidente da Junta, endereçar uma mensagem de paz, de amizade e estima a todos vós, Vidigueirenses.

Neste Natal redobra a saudade não só de todos aqueles que estão fora do país, mas de todos aqueles com que, devido à pandemia e por questões de segurança, não podemos partilhar esta quadra natalícia.

Desejo a todos os fregueses muita saúde e que as realizações pessoais estejam sempre presentes nas vossas vidas.

Votos de Santo e Feliz Natal e um Ano Novo pleno de saúde e sucesso.

A Presidente da Junta,

Carla Penas

Recomendações da DGS sobre coronavírus/COVID-19

Coronavírus/COVID-19 Alerta e Recomendações
Coronavírus/Covid-19

O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Como se transmite?

A Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Quais os sinais e sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Existe uma vacina?

Não existe vacina. Sendo um vírus recentemente identificado, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

Os antibióticos são efetivos a prevenir e a tratar o novo coronavírus?

Não, os antibióticos não são efetivos contra vírus, apenas bactérias. O Covid-19 é um vírus e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não terá resultado e poderá contribuir para o aumento das resistências a antimicrobianos.

Como me posso proteger?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.
Necessito de usar máscara facial se estiver em público?

De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

• Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
  • Suspeitos de infeção por Covid-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por Covid-19.
O que é um contacto próximo?

É uma pessoa com exposição associada a cuidados de saúde, incluindo:

• Prestação de cuidados diretos a doente com Covid-19;
  • Contacto em ambiente laboratorial com amostras de Covid-19;
  • Visitas a doente ou permanência no mesmo ambiente de doente infetado por Covid-19;
  • Contacto em proximidade ou em ambiente fechado com um doente com infeção por Covid-19 (exemplo: sala de aula).

COVID-19: Utilização de Luvas

COVID-19: Higiene e Segurança Alimentar