Exercício Nacional de Protecção Civil - Fénix '22

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, vai organizar um Exercício Nacional de Proteção Civil – Fénix’22, amanhã sexta-feira, 29 de abril, no qual o concelho de Vidigueira vai participar.
Esta iniciativa tem como principal objetivo treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de Proteção Civil, à luz dos princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), perante uma situação de exceção decorrente de um incêndio rural, exercitando os processos de decisão estratégica e de comando operacional, permitindo através das lições aprendidas avaliar os resultados e sugerir propostas para desenvolver e melhorar o Sistema de Gestão de Operações.
O exercício terá como natureza/tipologia Postos de Comando (Command Post Exercises - CPX). Um exercício CPX é aquele que se realiza em contexto de sala de operações e pretende testar o estado de prontidão e a capacidade de resposta e de mobilização de meios das diversas entidades envolvidas nas operações de emergência.