Arraial de São João 2024

Aviso à População: Perigo de Incêndio Rural

Aviso à População - Perigo de Incêndio Rural

As previsões meteorológicas para os próximos dias, com um aumento da temperatura e uma redução dos níveis de humidade, apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.
Acompanhe a evolução do perigo de incêndio rural para os próximos dias, disponível na página institucional do IPMA, e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Para risco Muito Elevado:

📍Queimas e queimadas: é PROIBIDO fazer Queimas e queimadas nos territórios rurais.
📍Maquinaria e equipamentos:

1. É PROIBIDO utilizar máquinas motorizadas não dotadas dos seguintes equipamentos: - Um ou dois extintores de 6 kg cada, de acordo com a sua massa máxima e consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg; - Dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas, exceto no caso de motosserras, motorroçadoras e outras pequenas máquinas portáteis.
  2. É PROIBIDO realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras (com exceção das que utilizam cabeças com dispositivos não metálicos, por exemplo de fio de nylon), corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor. Nos restantes dias não existem restrições ao uso de maquinaria.

Sendo que há exceções que são:
1. Nos dias de perigo “muito elevado” ou “máximo”, do PÔR-DO-SOL até às 11 HORAS, é PERMITIDA a utilização de máquinas agrícolas e florestais e respetivas alfaias, desde que adotadas as necessárias condições de segurança, designadamente as previstas no 1.º ponto.

📍Fogueiras e outras formas de fogo:

• É PROIBIDO fazer realizar fogueira para recreio, lazer ou no âmbito de festas populares.
  • É PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores salvo se usados nos locais devidamente identificados para o efeito. Nos restantes dias não existem restrições.
  • É PROIBIDO utilizar equipamentos florestais de recreio quando inseridos nas Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança (APPS).
  • É PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume.
  • É PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários quando envolva o uso do fogo ou outros métodos incandescentes ou geradores de calor.
  • É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de outra pirotecnia só é permitido com autorização da câmara municipal.

📍Acesso e circulação:
É PROIBIDO circular ou permanecer em áreas florestais públicas ou comunitárias, incluindo na rede viária abrangida, quando inseridas em APPS.